terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um Pe(d)ido Especial

Eu já tinha percebido que a equipa onde estou inserida não era das mais respeitadas aqui na empresa, e hoje confirmou-se.

A meio da tarde recebemos o seguinte mail:

Boa tarde,
Na impossibilidade de contactar o xxxxx, envio este peido para vós.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos

Ainda estamos a pensar como havemos de responder...

Não sei se ao prezado remetente do mail lhe derrapou um dedo e deixou escapar um 'd' ou se, irritadíssimo por não conseguir contactar o nosso chefe, se resolveu vingar no resto da equipa enviando-nos um p...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Cogumelo

Porque estava a precisar de algo que me fizesse rir e porque esta imagem que me enviaram hoje surtiu o efeito desejado, aqui fica:

AH - AH - AH!!! Adoro o ar de chateado do cogumelo!!!

Despedida - Parte I

E hoje o dia começou com lágrimas e olhos vermelhos. Não, não foi a 'pipoca', que na realidade foi a única que manteve a pose e se portou à altura... Fui mesmo eu e a V., a educadora.

Na segunda-feira a 'pipoca' ainda vai para a creche, mas a V. não vai estar lá, porque tem uma semana de férias. Então hoje tivemos que nos despedir dela...

Levámos uma prendinha de despedida, com um cartão e uma foto da 'pipoca'. Assim que a V. a viu entrar na sala com o saquinho e o envelope na mão, começou a chorar. E eu que tinha vindo o caminho todo até à creche num profundo esforço de mentalização, "Tenho que controlar-me... Não posso desatar a chorar à frente daquela gente toda... Vou conseguir. Isto vai correr bem!", quando vi a V. de lágrimas nos olhos, fui logo atrás.

Felizmente a educadora teve a lucidez de sair da sala onde àquela hora está TODA A GENTE na creche e levou-nos para uma salinha de reuniões. Abriu a prenda, viu a fotografia, leu o cartão... Nenhuma de nós foi capaz de articular uma frase com muito significado. Ela desculpou-se por estar emocionada e agradeceu, eu agradeci-lhe também, e no meio disto tudo a 'pipoca' olhava para as duas TONTAS com um ar confuso, sem perceber muito bem o que se estava a passar.

Dei um beijo rápido à 'pipoca' e saí.

Já no carro e enquanto conduzia e fungava, repetia a mesma pergunta de sempre: Mas porque é que eu sou assim?

Enfim... Fiquem atentos às cenas dos próximos episódios, porque certamente na segunda-feira (ultimo dia da 'pipoca' na creche) vai haver mais drama.
Eu sou um talento desperdiçado e devia era estar a escrever guiões para telenovelas mexicanas!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tweedle Tico e Tweedle Teco

Estes são os mais recentes heróis da minha filha.

Terminada uma fase em que só víamos episódios do Ruca - com manifesta preferência pelo do dentista, o do infantário e o do metro - agora estamos na fase da 'Casa do Mickey Mouse'. Mas (apesar de termos várias) a história escolhida é sempre a mesma: 'Mickey no País das Maravilhas'.

É o aniversário da Margarida e o Donald vai oferecer-lhe um relógio de cuco, só que - trapalhão como sempre - deixa o cuco fugir e este acaba por ir parar ao País das Maravilhas. O Mickey e o Donald vão atrás do cuco e, entre outros personagens, encontram o Tweedle Tico e o Tweedle Teco com que a 'pipoca' se delicia.

Já sabe a altura da história em que os esquilos aparecem e põe-se logo em pé para acompanhar a dança com que eles se apresentam. São duas personagens marotas, que atrapalham mais do que ajudam e chegam mesmo a tirar o Donald do sério... Acho que é por isso que ela lhes acha tanta graça!

Eyeliner Attack

Não sou grande adepta da maquiagem, principalmente por falta de tempo (e também um pouco de preguiça, confesso).

Reconheço que não me fazia mal nenhum esforçar-me um bocadinho mais nessa área, e até gosto do resultado quando aposto numa 'produção' mais cuidada para alguma ocasião especial. Mas antes 'ao natural' do que algumas figuras com que me cruzo às vezes, que honestamente me deixam arrepiada...

Agora expliquem-me por favor: o que leva uma pessoa a borrar diariamente os olhos com um risco preto, grosso e torto, de modo a parecer que foi violentemente atacada pelo eyeliner antes de sair de casa???

Tudo bem, um dia estamos mais ensonadas e distraídas, a mão treme um pouco e o risco sai menos bem feito... Mas eu conheço pessoas que vêm trabalhar todo o santo dia com uma maquiagem à 'The Crow' e eu não consigo parar de me perguntar 'Porquê, mas porquê?'

Vida Nova

Para a semana entramos na recta final da creche e dia 2 de Setembro começa a escola nova! É óbvio que ela (apesar de lhe falarmos com frequência no assunto) não tem noção do que está prestes a acontecer e de tudo o que isso implica: deixar o espaço e as rotinas a que está habituada, deixar os 'amiguinhos' que conhece - alguns desde os 5 meses, deixar a educadora que a acompanha há 2 anos... Mas eu - como se vê - tenho noção disso tudo e ando nervosa e ansiosa com a mudança.

As 'mudanças' mexem comigo! Apego-me às pessoas, aos sítios, aos hábitos...

Quando saí da casa dos meus pais para ir viver para a minha (e aí está o exemplo de uma mudança positiva) a cabeça deu um nó de tal ordem que tive que andar uns tempos a anti-depressivos - e primeiro que eu me convencesse que a crise era toda 'apenas' porque tinha feito umas mudanças na minha vida...

Quando descobri que estava grávida da 'pipoca' - e foi tudo planeadinho e preparado - levei um 'baque' tal que passei uns quantos dias a chorar, nem sei porquê (bah, mas isso deviam ser as hormonas), até me conseguir controlar e lembrar-me: 'péraí, mas era isto que eu queria...'

E agora aproxima-se a passos largos mais uma mudança, uma nova etapa. E acho que já está a fazer os seus estragos, a disparar o meu mau humor, rabugice e falta de paciência para níveis históricos.

É a vida! (Mas porque é que eu tenho que ser tão complicadinha, hem?)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Silly Season

Confesso que a 'Silly Season' este ano me atacou forte e feio...

Há já laaaargas semanas que ando como que 'adormecida', sem vontade de fazer ab-so-lu-ta-mente NADA!

Os meus dias entraram em modo de 'piloto automático'... Vou cumprindo as rotinas sem pensar muito ou prestar grande atenção ao que faço (o resultado é que ando muitíssimo mais despistada do que o costume).

As temperaturas ridiculamente quentes que se têm feito sentir desde finais de Julho não têm ajudado muito. Dias de 35º e 36º, decididamente dão cabo de mim. Mais um ouvido que não reagiu bem a um dia passado no parque aquático, um dente que resolveu fazer das suas (e que agora anda a ser desvitalizado) e uma 'pipoca' com um feitio nada fácil (tem a quem sair) e na fase pouco pacífica dos 3 anos - ou serei eu que não estou num fase muito boa??? Aaaiiii!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Creme de Legumes com Canónigos

A vontade de cozinhar tem andado muito por baixo aqui por estes lados, bem como a vontade de fazer seja o que for. Este calor insuportável que dura há já practicamente duas semanas tira-me do sério e deixa-me com um mau feitio ainda pior do que o costume!
Seja como for, a sopinha é que não pode faltar nunca (a menos que queiramos ver a 'pipoca' muito desapontada: 'A minha xopinha? Não há xopinha? Puquê não há xopinha?' ), o resto... vai-se dando um jeito.

As sopas cá por casa andam sempre à volta do mesmo: um creme base com 4 ou 5 legumes entre courgete, cenoura, abóbora, cebola, alho francês, chuchu, nabo, rutabaga... E um 'verde' que varia entre as acelgas, espinafres, beldroegas, agriões, canónigos, feijão verde...



Sempre que possível é tudo biológico, mas infelizmente Lisboa ainda não é uma cidade muito amiga do 'bio', sendo a oferta reduzida.

Enquanto os legumes da base cozem (mal) cobertos de água, os 'verdes' cozem ao vapor. No final tempero com (pouco) sal e azeite, trituro os legumes do creme e acrescento os 'verdes'.

De há um ano para cá o processo é todo feito na Bimby, e já nem quero saber de fazer sopa na panela. É certo que se faz um máximo de 2l de sopa de cada vez, mas isso dá-me cerca de 8 doses para a 'pipoca', que é a principal freguesa da sopa cá em casa, e prefiro fazer com mais frequência do que ter a mesma sopa guardada durante muito tempo.

Depois de pronta, a sopita é dividida em porções individuais em recipientes preferencialmente de vidro e com tampa, arrefece (tapada e não mais de 2h à temperatura ambiente), sendo finalmente guardada no frigorífico a quantidade que prevejo gastar num espaço de 2 dias e o resto congelado.

Sobre a sopa (um tema aparentemente tão banal e do qual não haveria nada a dizer) aprendi muuuuuito no BabySol, com a Solange Burri - microbióloga graduada em segurança alimentar e alimentação infantil.

Espreitem estes artigos, bem interessantes:
http://solangeburri.blogspot.com/2008/12/armazenar-sopa-no-frigorifico.html
http://solangeburri.blogspot.com/2009/03/duvidas-de-papas-arrefecer-tapado.html
http://solangeburri.blogspot.com/2008/02/dvidas-de-mms.html
http://solangeburri.blogspot.com/2008/11/sopa-principais-cuidados-ter.html


Et voilá! Esta semana saiu uma sopinha de canónigos, e estava bem boa!


Estou 'drunfada'...

...e a gostar!!!
Cheguei ao posto médico às 7h50 e fiquei com a senha nº 5 para marcação de urgências, com tanta sorte que as 2 primeiras senhas esgotaram logo as 2 consultas de urgência do dia para a dentista...

Ainda assim esperei a minha vez, fiz de conta que não tinha ouvido as conversas anteriores e pedi uma urgência para a Drª N.

-"Já não há!"
(Oh... a sério???)

Então pedi uma urgência para outro dentista qualquer: -"DÓI-ME O DENTE!!!"
-"Quer uma consulta para a Drª N. amanhã às 8h? Houve uma desistência"
-"Siiiiiiiim!"

Saí dali e fui à farmácia: -"Dói-me um dente. Só tenho consulta amanhã. QUERO DRUNFES!!!!!"

Não fosse o sr. farmaceutico ficar a pensar muito mal de mim, expliquei-lhe o que se passava e pedi um analgésico. Perguntei-lhe se poderia ser, por exemplo, Ben-U-Ron.

-"Ben-U-Ron para a dor de dentes? Não lhe vai fazer nada! Vou dar-lhe um anti-inflamatório e um analgésico mais forte."

Foi... Voltou...

-"Tome este, equivale mais ou menos a uns 4 Ben-U-Rons."

:O

Já tomei. Tou fixe. Tou nas nuvens!!! :D

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gelatina

A 'pipoca' adora ajudar (apesar de qualquer tarefa em que ela participe levar o dobro do tempo a ficar concluída) e adora comer, então o que pode ser melhor do que eu deixá-la ajudar-me a preparar uma sobremesa?



Armada de avental e colher de pau em punho, vibra com cada pormenor. Ela despeja o pacote de gelatina para a tigela, eu deito a água quente e mexo, ela deita a água fria e mexe, eu distribuo pelas tigelas e chávenas. Uma tigela para a mamã e outra para o papá e 3 chávenas de café para a 'pipoca'.

Não sei se fica mais satisfeita por estar a ajudar ou por saber que durante as 3 próximas refeições a sobremesa é especial!!!


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Perfume

A 'pipoca' recebeu o seu 1º perfume!


Oferecido pela vovó N., claro, que é a principal impulsionadora dos hábitos coquetes de sua excelência.

Durante as férias era vê-la correr para o quarto da vovó para pôr o baton hidratante, o creme para as mãos...

Um destes dias viu-me a pôr perfume de manhã e pediu para pôr também. Como lhe respondi que aquele perfume era 'para crescidos', pediu-me logo para procurar um para 'pequeninos' (estou feita, já não se deixa enganar).

Contei o episódio à vovó, que se apressou a tratar do assunto.

Vai ser uma 'perfumação'!!!

Mas porque é que as férias são tão curtas???



'De molho' na praia fluvial da Mina de S. Domingos - Mértola, ou como a 'pipoca' lhe chama: a praia sem ondas!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

35º em Lisboa - 38º de febre



Esta 1º semana de regresso ao trabalho não tem sido pêra doce.

Lisboa está um caldeirão. Calooooooor, demasiado calor! E as previsões não são animadoras, vai ser assim até ao fim-de-semana.

Terça a meio da tarde ligam da creche: a 'pipoca' tem estado muito murchinha todo o dia e quer a mamã...
Lá foi a mamã buscar a 'pipoca', que de facto estava muito murchinha e queixava-se que lhe doía 'a testa'.

Ao longo da tarde e da noite a febre começou a subir e no dia seguinte a Drª I. dá o veredicto: amigdalite!
Antibiótico para dar cabo da Dnª Bactéria, Ben-U-Ron e Brufene para dar cabo da febre - que está teimosa e insiste em subir.

O que vale é que a 'pipoca' é rija. Está um bocadinho 'deitada a baixo' mas lá anda o dia todo de um lado para o outro entre bonecos, puzzles, jogos e episódios do Ruca. E o apetite, esse mantém-se intacto!!!